O BANNER DA SUA EMPRESA AQUI

Rua CRISANTO ARRUDA, 935 QUADRA 1 Passaré, Fortaleza, CE - CEP 6086176 Telefone: (85) 32893807.

0

PSOL homologa Soraya e lança contraponto a Pimentel

terça-feira, 29 de junho de 2010.


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou, neste sábado, 26, a convenção estadual que oficializou suas candidaturas para as eleições 2010. O encontro ocorreu nos jardins do Theatro José de Alencar.
Foram homologados os nomes da engenheira de pesca, Soraya Tupinambá, para disputa ao Governo do Estado; além de candidaturas de 27 nomes que vão disputar vagas para o cargo de deputado estadual; e outros sete (7) inscritos para concorrer ao cargo de deputado federal. Para o Senado, o PSol decidou homologar o nome da presidente do Sindicato dos Servidores Federais em Previdência Social (Sinprece), Marilene Torres.
O partido ainda aguarda uma possível alianaça com o PCB para fechar a chapa que vai disputar a eleição deste ano. Caso confirme a coligação, o PCB deve indicar o nome do candidato a vice governador e a preencher a segunda vaga para a disputa ao Senado.  Se decidir concorrer isolado, o Psol deve indicar Eronilton Buriti para a vaga de vice na chapa encabeçada por Soraya Tupinambá.
Contraponto no Senado
Em conversa com a imprensa, a candidata do Psol ao Senado, Marilene Torres, prometeu que vai “enfrentar o Pimentel pela ‘ruimdade’ que ele fez com todos os trabalhadores, não apenas com os públicos mas também com os da iniciativa privada”, em referência ao adversário na disputa e pré-candidato (até a convenção de amanhã, quando passa a ser oficialmente candidato) do PT ao Senado, José Pimentel (PT) que foi ministro da Previdência Social.
Assista à entrevista com Soraya Tupinambá:


Leia Mais...
0

PDT: Patrícia disputa vaga na AL e apoia Tasso



André Figueiredo, Patrícia Saboya, Ciro Gomes e Marcelo Teixeira (Foto: Kézya Diniz)
O domingo (27) de um fim de semana marcado pela convenções partidárias começou com o posicionamento da atual senadora Patrícia Saboya no encontro do partido dela, o PDT, realizado pela manhã, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza. Depois de muitas especulações, ela decidiu seu futuro político e vai se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (AL). Além de falar sobre sua candidatura, ela anunciou que apoia a candidatura do tucano Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado Federal.
Patrícia disse que, embora PDT apoie os candidatos Eunício Oliveira e José Pimentel para o Senado, ela vai fazer campanha para Tasso. Segundo ela, a opção de dá por questão de “justiça, porque ele trabalhou muito pelo Ceará”. O PDT vai sair com 40 candidatos somente para deputado estadual. Já para a Câmara dos Deputados, o partido está coligado com o mais sete siglas e lança dois nomes.
A atual senadora ficou ao lado do deputado federal Ciro Gomes (PSB), que preferiu não conversar com a imprensa. Mas ele acabou discursando, pedindo votos para Patrícia e tecendo críticas à atual administração municipal de Fortaleza.
A convenção do PDT ainda teve espaço para a visita do governador Cid Gomes. Ele chegou por volta do meio-dia e, emocionado, chamou o irmão, Ciro Gomes, de “meu tudo”. O governador ainda disse que Patrícia era “querida irmã”.
Segundo o governador, a atual senadora vai ser uma excelente deputada estadual e, assim, estará mais perto do povo que ama (fortalezense)”. Cid estava acompanhado dos pré-candidatos ao Senado, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB).
Outro encontro partidário
Também nesta manhã ocorre a convenção PHS na Assembleia Legislativa. A sigla ia sair só na proporcional, mas no final da noite deste sábado (26) fechou com outros cinco partidos.
Com informações da repórter Kézya Diniz
Assista à entrevista com Patrícia:


Leia Mais...
0

Lúcio Alcântara homologa candidatura ao Governo nesta terça-feira

O pré-candidato Lúcio Alcântara (PR) vai homologar sua candidatura ao Governo do Estado nesta terça-feira (29), no ginásio poliesportivo da Parangaba. Segundo a assessoria do partido, o evento ocorrerá a partir das 14 horas, mas o ex-governador só deve chegar à solenidade às 16 horas.
A expectativa é que também marquem presença o pré-candidato à vice-governador Cláudio Vale (PPS), que formará a chapa com Lúcio, presidente estadual do PR, e o presidente regional do PPS, Alexandre Pereira, que será anunciado como candidato ao Senado. A coligação será formada pelos partidos PR e PP.

Da Redação: Jair Freitas
Leia Mais...
0

TSE inicia os testes das urnas

segunda-feira, 28 de junho de 2010.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a fase de testes das urnas eletrônicas para as eleições de outubro. No pontapé inicial, um grupo de 700 servidores do órgão participa da simulação do pleito, realizada em seções adaptadas para a votação biométrica, aquela na qual os eleitores são identificados pela impressão digital. Cerca de um milhão de brasileiros tiveram as digitais previamente cadastradas para votarem nas eleições deste ano, em 65 municípios distribuídos por 24 estados. As informações são do Correio Braziliense.
“Esse é o primeiro ensaio para as eleições gerais. Temos um cronograma de testes bem intenso. Nesta etapa inicial, contamos com a colaboração dos servidores da Casa”, disse o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Cruz.  A ideia da Justiça Eleitoral é realizar testes do sistema de votação em todo o Brasil até setembro.
Com candidatos fictícios, o pleito simulado desta semana seguiu todas as regras de uma eleição verdadeira. As votações ocorreram das 8h às 17h, com o emprego de todo o sistema eletrônico que será usado nas eleições. Havia até mesários e presidentes das seções eleitorais. Os eleitores votaram em candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente.
Siglas fictícias
A criatividade do TSE foi longe ao registrar os cinco partidos que participaram das eleições simuladas. As siglas inscritas nos pleito foram o Partido dos Animais (PA), dos Brinquedos (PB), dos Esportes (PE), das Frutas (PF) e o das Formas Geométricas (PFG). As votações ocorreram em três seções eleitorais montadas na sede do TSE.
Funcionária terceirizada da Seção de Votos Informatizados do TSE, Alessandra Ribeiro, de 25 anos, participou dos testes como voluntária. Ela fez o cadastro das digitais há mais de um mês e, ontem, aprovou o sistema. “O sistema biométrico vai deixar a eleição mais rápida, sem filas e, sem dúvida, mais segura”, considera Alessandra.
Leia Mais...
0

Marcos Cals diz que governo Cid despreza os mais pobres

O deputado Marcos Cals, candidato ao governo do estado pelo PSDB, parece cada vez mais à vontade no papel de oposição. Hoje, pela primeira vez, ele lançou uma crítica direta ao governador Cid Gomes (candidato à reeleição pelo PSB). Marcos Cals disse que quer ser o próximo governador do Ceará porque não aceita “o desprezo desse governo para com a população mais pobre.”. O tucano ainda provocou: “Pergunte no interior se o pobre  está feliz”. A declaração foi pelo twitter, mas surpreendeu muita gente pelo tom  utilizado pelo tucano, ao mostrar que ele não está mesmo pra brincadeira.
Leia Mais...
0

Dilma diz que não vai sentar na ‘cadeira’ antes da hora

A candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), participou na manhã do ultimo domingo (27) da convenção que oficializou a candidatura do governador Jaques Wagner (PT) à reeleição na Bahia. O evento ocorreu em um centro de convenções de Salvador. Apesar da presença dela, uma semana depois de participar da convenção de Geddel Vieira Lima (PMDB), adversário de Wagner na Bahia, Dilma evitou declarar em quem recomenda o voto no Estado.
Questionada sobre a liderança na pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira, ela disse que não subirá em palanque com “salto alto” e nem sentará na cadeira antes da hora.
Na chegada, a candidata à Presidência não quis responder às perguntas sobre a crise envolvendo a definição do vice na chapa adversária de José Serra (PSDB).
“Não é correto me manifestar sobre problemas das outras candidaturas. Cada campanha tem suas características. A minha é uma aliança”, se limitou à dizer diante da pergunta sobre como avalia a possibilidade de chapa puro-sangue no PSDB nacional.

Com informações do site Folha.com

Leia Mais...
0

Cid Gomes diz que o poder é um bicho que desorienta

A convenção do PSB que homologou a candidatura de Cid Gomes à reeleição ao Governo do Estado, tendo o deputado Domingos Filho (PMDB) como vice, teve direito a balanço de governo, poucas respostas às críticas da oposição, divisão dos 15 partidos apoiadores em três blocos e a ausência da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT)
O evento ocorreu na manhã deste domingo (27), no ginásio da Faculdade Evolutivo, em Fortaleza, onde também foram homologadas as candidaturas de Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) ao Senado Federal.
Balanço e respostas
Cid Gomes adotou uma linha de propostas e poucas respostas aos críticos. Mas nas entrelinhas acabou respondendo ao discurso do PSDB, que afirmou a pretensão de vencer a arrogância e a prepotência do atual governo. “Humildade tem que ser regada todos os dias. Porque poder é bicho que desengana. Poder é um bicho que desorienta. Eu peço a Deus, todos os dias, para me deixar consciente daquilo que eu realmente sou. Eu sou um servidor”, declarou Cid à imprensa, depois da convenção.
Já fazendo um balanço do seu governo, Cid disse que o Estado está muito aquém do ideal e que é preciso evoluir muito: “o maior desafio (do Estado) não é na infraestrutura. O maior desafio é no investimento das pessoas. De nada adianta ter refinaria, ZPE, siderúrgica, metrô (…) se a gente tiver que trazer gente de fora para aproveitar essas oportunidade”. Segundo ele, os focos da campanha e do próximo governo dele, caso seja reeleito, serão Segurança, Saúde, Emprego e Educação.
Sem Luizianne
Uma das presenças mais esperadas na convenção, acabou desmarcando de última hora. A prefeita Luizianne Lins (PT) havia confirmado sua participação, tanto que a segurança dela chegou a se preparar no ginásio. Mas a assessoria de imprensa dela, presente ao evento, informou que a prefeita teria acordado indisposta e preferiu não ir. Nos bastidores, comentários diziam que ela não ficou nada satisfeita com escolha de Domingos Filho para vice, fortalecendo o PMDB.
Os blocos
Os 15 partidos da coligação encabeçada por Cid Gomes resolveram formar três blocos para as eleições proporcionais. A divisão ficou assim:
PDT – PC do B – PP – PRB – PMN – PSC – PTN – PTC – PRTB
PMDB – PSB – PT – PTB – PSL
PSDC e PT do B

Fonte: Jangadeiro Online com informações da repórter Kézya Diniz
Leia Mais...
0

TSE nega liminar e complica Garotinho

sábado, 26 de junho de 2010.

O ex-governador foi considerado inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de propagandaO Tribunal Superior Eleitoral negou liminar solicitada pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR), por meio da qual ele pretendia a suspensão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio que decretou sua inelegibilidade. O TSE alegou que prefere esperar o julgamento de recurso interposto por Garotinho no próprio TRE, onde foi considerado inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social nas eleições de 2008.
Em sua decisão, o ministro Marcelo Ribeiro ressalta que o recurso de Garotinho no TRE será apreciado nesta segunda-feira. Segundo ele, apenas em casos excepcionais o TSE admite a suspensão de efeitos de decisões regionais antes de completamente esgotada a instância ordinária.
Em decisão de maio, o TRE fluminense cassou o mandato da prefeita de Campos (RJ), Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. O TRE entendeu que Rosinha teria sido beneficiada por publicações e por programas favoráveis na rádio O Diário. A decisão tornou inelegíveis a prefeita, Garotinho e mais três radialistas.
Leia Mais...
0

PSDB e PR definem candidatos a vice


Pedro Fiúza comporá a chapa do PSDB com Marcos Cals, enquanto Cláudio Vale fará dupla com Lúcio Alcântara
Só Cid Gomes (PSB), até ontem à noite, ainda não tinha definido o nome de seu candidato a vice-governador. Marcos Cals reunido com o senador Tasso Jereissati, o presidente do DEM, Chiquinho Feitosa, e o presidente do PSDB, Marco Penaforte, decidiram que o candidato a vice-governador é o empresário Pedro Fiúza. Lúcio Alcântara (PR) já estaria com o seu candidato a vice definido, Cláudio Vale, mas dependia da aliança com o PPS, a cujo partido Vale é filiado. Como não houve acordo com o PSDB, o PPS ficou mesmo com a candidatura de Lúcio.
O PPS definiu também que seu candidato único a senador na chapa com o PR será o empresário Alexandre Pereira, presidente daquela agremiação no Estado.
Tasso Jereissati com o deputado Marcos Cals conduziram uma reunião com os dirigentes do DEM e PSDB, Chiquinho Feitosa e Marco Penaforte, respectivamente, analisando as últimas pesquisas encomendadas pelo PSDB sobre o melhor nome para ser o vice na chapa do tucano.
A pesquisa só foi concluída na última quinta-feira, segundo os tucanos, razão pela qual, somente ontem, os dirigentes de PSDB e DEM começaram a discutir os nomes viáveis.

Petistas
Ontem, pela manhã, dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciaram um acordo com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para a composição da chapa majoritária que apresentará Cid Gomes (PSB) como candidato à reeleição ao Governo do Estado. Para o Senado Federal, os nomes são de José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB).
O PT reivindicava a vaga de candidato a vice-governador, mas resolveu deixar a escolha para o governador, informou a presidente do diretório estadual, Luizianne Lins. Dentre os vários nomes que apareceram no PSB para vice de Cid, ontem, após a decisão do PT, figurava o de Antônio Bahlmann.
A reunião do PT, que durou quase duas horas, foi realizada com o propósito de alterar a resolução aprovada pelo diretório no dia 27 de março, com o indicativo de apoio à candidatura Cid para governador, Eunício para o Senado e para o PT, os postos de vice-governador e a outra vaga de senador.
A resolução será apresentada, hoje, no encontro estadual que vai definir todos os pontos a serem apreciados na convenção de amanhã. A única alteração da resolução aprovada em março é quanto ao candidato a vice-governador, explicou Luizianne Lins, ao esclarecer que a escolha caberá ao governador Cid.
O vice-presidente do partido, José Guimarães, informou que ontem, de madrugada, recebeu uma ligação do deputado Ivo Gomes (PSB), comunicando que Cid estava disposto a formatar a chapa para o Senado com Pimentel e Eunício.
A proposta foi apresentada à executiva durante a reunião de ontem e foi aceita por unanimidade. Interrogado se o PT abriu mão da indicação do vice-governador, Guimarães disse apenas que o PT priorizou o Senado devido ao seu projeto nacional.
Embora não houvesse reunião marcada da prefeita Luizianne Lins com o governador Cid Gomes, o petista admitiu a possibilidade deles se reunirem ainda ontem, porém não houve definição neste sentido.
Leia Mais...
0

Ivo diz que Governo Cid não pertence à era Jereissati


Ao argumentar, Ivo Gomes apontou o que considera ser uma diferença fundamental em relação aos governos de Tasso: o Ceará não é mais comandado por um partido só

O deputado estadual licenciado Ivo Gomes (PSB) afirmou ontem que o governo Cid Gomes não pertence ao ciclo político iniciado pelo ex-governador – e hoje senador – Tasso Jereissati (PSDB), como afirmou o próprio tucano em tom de crítica. “O nosso Governo não pertence ao ciclo do Tasso Jereissati. Esse Governo é a inauguração de um novo ciclo no Estado do Ceará”, posicionou-se Ivo.
A declaração do ex-chefe de gabinete do governador – e irmão – Cid Gomes vem exatamente um dia depois de Tasso ter defendido, durante entrevista coletiva, o fim do controle político do Ceará pelas famílias Jereissati e Ferreira Gomes, iniciado em 1986, quando o cacique-mor do PSDB no Estado foi eleito pela primeira vez governador do Estado.


Tasso chegou inclusive a dizer que este ciclo está “cansado” e que uma “outra geração” precisa tomar as rédeas do Estado. Ao falar em outra geração, o senador se referia ao deputado estadual Marcos Cals (PSDB), que foi lançado candidato ao Palácio Iracema para tentar evitar a reeleição de Cid Gomes, aliado de Tasso até o início do mês.
O PSDB decidiu romper com o Governo devido à demora para o início das negociações eleitorais. Temendo ser preterido na composição do palanque pró-Cid, Tasso deu fim a uma parceira de 24 anos com os Ferreira Gomes alegando estar “decepcionado” com a postura dos, agora, ex-aliados.
Gestão plural
Econômico e cauteloso nas palavras, Ivo também rebateu as insinuações de que a gestão Cid seria absolutista, ao reunir em torno de si um grande número de partidos.

“Esse Estado não é mais governado por um partido só, mas por vários, e é totalmente diferente do liderado por Tasso”, sublinhou. Em seguida, fez questão de alertar: “Não inclua o nosso governo nesse ciclo (Jereissati)”.


(Ítalo Coriolano)
Leia Mais...
0

Indicação do nome de Álvaro Dias para vice de Serra abre crise na aliança PSDB-DEM


A escolha do nome de Dias foi divulgado no twitter do ex-deputado Roberto Jefferson. Imediatamente, vários dirigentes do DEM se apressaram em dizer que não aceitavam a situação
A notícia que circulou hoje (25), na internet, de que o PSDB escolheu o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para ser o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por José Serra repercutiu entre os parlamentares do Democratas. A escolha do nome de Dias foi divulgado no twitter do ex-deputado Roberto Jefferson. Imediatamente, vários dirigentes do DEM se apressaram em dizer que não aceitavam a situação.

“A exceção de Aécio Neves, o partido não aceita ninguém que não seja do DEM. Sobre esta questão o partido está fechado de 'cabo a rabo'”, afirmou o líder na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC).

Os senadores democratas também disseram que foram pegos de surpresa. Evitando desabonar o nome de Álvaro Dias, eles reclamaram da forma unilateral como a decisão foi tomada. “O Democratas é o principal parceiro do PSDB. Essa decisão tinha que ter sido tomada em conversa com os partidos da coligação. Dessa maneira foi uma imposição”, afirmou o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA).

Já o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) acredita que tudo não passa de especulação. “Eu acho que é um balão de ensaio para valorizar a escolha do DEM. O problema não é com o nome de Álvaro Dias, mas é pelo DEM, um partido que está prestando apoio irrestrito [ao PSDB]”, afirmou Torres. Ele considera ainda que, após este episódio, o apoio pode ser rompido.

Para Bornhausen, há ainda muito tempo até a convenção nacional do Democratas, quando o apoio deve ser anunciado oficialmente ou retirado. “No momento estamos focados nas convenções estaduais. A partir de segunda-feira (28) voltamos a pensar na questão nacional. Cinco dias é muito tempo para se discutir esse assunto”, disse.

O PSDB informou que não divulgará nota oficial sobre o assunto e que o posicionamento do partido foi anunciado pelo seu presidente Sérgio Guerra, no Twitter, quando ele disse que havia sugerido o nome de Álvaro Dias.


PSDB indica Álvaro Dias para vice de Serra
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi indicado pelo PSDB para ser o vice de José Serra na chapa presidencial tucana. Dias confirmou a "convocação" à vice e disse que aceitou a proposta, recebida na manhã desta sexta-feira, 25, com "muita honra". "Mais que um convite, foi uma convocação", disse.
Através de seu perfil no Twitter, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, adiantou a informação: "Falei agora com o Sergio Guerra (presidente nacional do PSDB). O vice será o Álvaro Dias", disse.
Sérgio Guerra chegou a afirmar no começo da tarde que o PSDB ainda estava "consultando líderes e presidentes dos partidos aliados" para decidir o candidato a vice-presidente.
No início da noite, confirmou que indicou o nome do senador para vice de Serra. "A gente apresentou o nome dele para a aliança", disse Guerra. Ele disse, porém, que a escolha ainda não está fechada porque o DEM, principal partido aliado dos tucanos, ainda reivindica a indicação do candidato a vice.
Ele negou que o DEM tenha sabido da indicação de Dias pelo Twitter do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. "(A decisão) não foi comunicada a ninguém antes dele", disse.


Redação O POVO Online com informações da Folha.com e Agência Brasil
Leia Mais...
0

Confirmadas presenças de Dilma e Temer em convenção PT-PSB-PMDB


A convenção ocorre a partir das 9 horas, no ginásio do Colégio Evolutivo
As presenças da candidata à Presidência Dilma Rousseff e do vice Michel Temer estão confirmadas na convenção PT-PSB-PMDB neste domingo, 28. A informação foi confirmada pelo deputado federal e candidato ao Senado Eunício Oliveira (PMDB) e pela cúpula do PT.
A convenção ocorre a partir das 9 horas, no ginásio do Colégio Evolutivo. Dilma e Temer virão para consolidar situação no Ceará com o PSB de Cid Gomes e PMDB de Eunício Oliveira.
Leia Mais...
0

Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, Serra 35% e Marina 9%

quarta-feira, 23 de junho de 2010.
Pesquisa CNI/Ibope para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 12%. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, segundo o UOL Eleições.
Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam.
Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam. Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.
Quando a simulação é feita entre Dilma e Marina, a petista aparece com 53%, contra 19% da presidenciável do PV. Brancos ou nulos representam 15%; 13% não sabem ou não responderam. Em 17 de março, a simulação de 2º turno entre Dilma e Marina dava 48% para a petista, 11% para a ex-ministra do Meio Ambiente, 22% de brancos e nulos e 12% que não responderam.
Já entre Serra e Marina, o tucano fica com 49%, contra 22% da candidata verde. Brancos ou nulos somam 16% e não sabem ou não responderam, 13%. A pesquisa anterior dava 55% para o candidato do PSDB, contra 17% da candidata do PV, 18% entre brancos e nulos e 9% que não responderam.
Na espontânea, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 9%, Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
Conhecimento de Dilma
O levantamento CNI/Ibope identificou um aumento no conhecimento da candidata petista pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.
Leia Mais...
0

Em quem votei na última eleição?



Uma imensa calçada no Centro de Fortaleza me chamou a atenção. Todas as noites, homens, mulheres e algumas crianças a utilizam como um grande dormitório, inclusive com direito à divisões imaginárias: mulheres dormem do lado direito do portão central e os homens do esquerdo. Paradoxalmente, a loja  é uma das maiores em vendas no setor de construções.
No Brasil essa cena tornou-se corriqueira, um fato registrado a olhos nus, mas que estatísticamente fica difícil comprovar, pois o número exato de moradores de rua não faz parte dos censos demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), justamente por causa da ausência de domicílio. Porém, em 2007 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) realizou uma pesquisa em nível nacional sobre essa população.
O que dizem os números?
Os dados coletados revelam que os principais motivos que levam as pessoas a viver e morar na rua  estão ligados a  problemas de alcoolismo ou drogas (35,5%), de desemprego (29,8%) e de desavenças com parentes (29,1%), pelo menos um desses três motivos foram citados por 71,3%  dos entrevistados.A pesquisa também mostrou que muitos apresentaram históricos de internações em instituições: 28,1% afirmaram já ter passado por casa de recuperação de dependentes químicos; 27% já estiveram em algum abrigo; 17% admitiram já ter passado por alguma casa de detenção; 16,7% afirmaram já ter passado por hospital psiquiátrico; 15% estiveram em orfanato; 12,2%, na Febem ou instituição equivalente.
Mas voltando a realidade…
Esses números retratam estatísticas para a sociedade brasileira, mas para os moradores de rua não passam de um difícil cotidiano, como o que pode ser visto todos os dias na calçada daquela loja. O muro baixo, com pouco mais de um metro e meio de altura, serve como uma espécie de  cabeceira da grande cama-calçada. Nela, os moradores de rua dormem enfileiradamente, embrulhados em papelões, provavelmente recolhidos pela cidade.
Outros, ainda se alimentam, seja com restos de comida ou com bebidas alcoólicas.Quando chove, eles utilizam o estacionamento de um comércio enfrente, mas cotidianamente a loja de material de construção serve de abrigo para os moradores.
Talvez alguns deles possam ser usuários do Centro de Atendimento à População de Rua (CAPR), entidade existente em Fortaleza e que apóia essa população através de serviços como: guarda-volume, banho e lavagem de roupas.Como também, nas atividades  socioeducativas e artísticas,incluindo acesso ao serviço de documentação oficial, identificação familiar e  encaminhamento a outros serviços públicos. Outros talvez  nem conheçam esse projeto.
Para esses moradores de rua terem uma casa, vai muito mais além do que  transpassar o pequeno muro da loja e adentrar o imenso saguão, onde existem tijolos, telhas, pisos, janelas e portas. Para eles é preciso, que todos que passam por aquele imenso dormitório à céu aberto, possam relembrar antes de deitar e dormir em suas casas e  camas confortáveis, a seguinte questão: o que tenho a ver com isso ou será que lembro em quem votei na última eleição?
Bom, é hora de acordar. De todas as formas…

*Galbia Angélica é estudante de Jornalismo
Leia Mais...
0

Serra acusa Lula de uso da máquina pró Dilma

terça-feira, 22 de junho de 2010.

O candidato do PSDB à Presidência da República participou ontem de uma sabatina na capital paulista
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de usar a máquina pública em benefício da candidata do PT, Dilma Rousseff.

Para o tucano, o lançamento por parte do governo federal de um programa de combate ao crack, no mês passado, teve vistas às eleições. Serra disse que, após sete anos e meio de governo, os petistas souberam por pesquisas de opinião da preocupação do eleitor com o crack e lançaram o programa. "É uma tabelinha quase perfeita de uso da máquina. A candidata fala e o governo lança o plano", afirmou o candidato, em sabatina promovida pelo jornal "Folha de S. Paulo" e pelo portal UOL, na capital paulista.

O tucano acusou os adversários de usarem de "terrorismo" para tentar minar sua campanha e sua imagem, principalmente em debates regionais e por meio da internet.

Citou um texto divulgado em blogs por uma pessoa ligada a Lula e Dilma afirmando que ele acabaria com o ProUni caso eleito. "Eu nunca disse isso. Tem tanta coisa maluca espalhada. Esse é o método terrorista. Não violento, mas terrorista". Questionado sobre privatizações, tema polêmico que despertou boatos e tirou votos de Geraldo Alckmin, candidato tucano à Presidência em 2006, Serra classificou a questão como um "falso assunto". "Não vejo muito espaço para mais privatizações, mas esse debate sempre é feito com terrorismo", disse. "Essa será uma eleição difícil". Exemplo dessa dificuldade foi a suposta preparação de um dossiê contra Serra por colaboradores da campanha de Dilma.

Serra sugeriu ontem à adversária que se desculpe pelo episódio. "Ela poderia dizer: ´Desculpem se algo errado aconteceu. Estou tomando providências".

Para o candidato, existe uma tendência de "culpar a vítima" em casos como esse. "Até hoje não houve nenhum pedido de desculpas pelo episódio dos aloprados, o que significa que eles vão continuar fazendo (dossiês)", destacou.

Bolsa Família

Serra, hoje defensor do Bolsa Família, foi lembrado pelos entrevistadores que, no passado, classificou o programa como um "instrumento assistencialista de política eleitoral".

Com ar sisudo, rebateu dizendo que os jornalistas haviam deixado de pesquisar o que Lula disse sobre os programas assistenciais criados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Ele chamou de Bolsa Esmola", disse. "Depois juntou o que chamou de Bolsa Esmola e chamou de Bolsa Família."

O tucano esquivou-se, mais uma vez, de falar sobre quem será seu companheiro de chapa. O PSDB vive há meses uma indefinição sobre o vice, posto recusado pelo ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB). "Também tenho uma enorme curiosidade (a respeito do nome), mas até o final do mês isso se resolve. Acabamos deixando para o fim do mês".

Serra negou que haja qualquer acerto entre ele e a presidenciável do PV, Marina Silva, com vistas à eleição de outubro. "Adoraria ser o herdeiro dos votos de Marina (em um eventual segundo turno). Eu até toparia uma tabelinha com Marina, mas não tem", disse.

Segundo Serra, a identificação entre os dois se dá pelo fato de ele ser também um "ambientalista".

O tucano aproveitou para elogiar outro verde, o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, que deve contar com o apoio do PSDB no Estado. "Acho Gabeira um grande quadro. Gosto e respeito muito. É um orgulho tê-lo como companheiro de geração".

Ao final da sabatina, Serra alfinetou Dilma Rousseff. "Como se vê, um debate como esse não tira pedaço de ninguém. Seria bom se todos os candidatos pudessem vir", disse. A petista cancelou na semana passada a participação nas sabatinas e deu como justificativa sua viagem à Europa.

Fonte: DN
Leia Mais...
0

Governo certifica 52 projetos de prefeituras

segunda-feira, 21 de junho de 2010.

O Programa Ceará Acessível, do Governo do Estado, certifica hoje os municípios que tiveram aprovados seus projetos de atenção social direcionados a idosos e pessoas com deficiência no interior que serão financiados para o exercício de 2010.
A primeira dama, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, presidirão a solenidade, às 15 horas no auditório da STDS (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social), com presença dos prefeitos municipais e técnicos envolvidos nos projetos.
Os municípios concorrem a partir de edital público de seleção de projetos, cujo objetivo é incentivar, valorizar e dar visibilidade a ações que contribuam para a implementação da PNAS (Política Nacional da Assistência Social) e do Sistema SUAS (Único da Assistência Social), com a ampliação do atendimento à Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, em situação de vulnerabilidade social e georeferenciadas pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) em municípios cearenses.
DIRECIONADOS
Os projetos são direcionados a atender as seguintes linhas de ação: Capacitação, Marketing Social, Cultural, Grupo Sócio Educativo, Superação de Barreiras Arquitetônicas, Inclusão Social e Produtiva e devem apresentar as seguintes características: Inovação; Integração com outras políticas; Participação da comunidade no trabalho; Protagonismo do idoso e da pessoa com deficiência e Existência de parcerias. Dessa forma o Governo do Estado dá um passo a mais no fortalecimento dos direitos e consolidação da cidadania dos segmentos no Estado do Ceará, tornando-os protagonistas de sua história.
No evento serão certificados 57 gestores municipais sendo 32 projetos voltados às pessoas com deficiência e 47 aos idosos, edição 2010 – 01, na ocasião será apresentada a I Mostra de Interiorização dos Projetos Financiados.
Fonte: O Estado
Leia Mais...
0

Lei atingirá os já condenados

sexta-feira, 18 de junho de 2010.

Seis dos sete ministros do TSE consultados foram a favor da validade do Ficha Limpa a todos os políticos condenados
Numa decisão histórica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem que a Lei da Ficha Limpa alcançará todos os candidatos que tiverem condenação em órgão colegiado (por mais de um juiz), por crimes graves, mesmo que elas tenham ocorrido antes da sanção da lei, em 4 de junho passado.

O ministro relator da consulta sobre a abrangência da lei, Arnaldo Versiani, defendeu que inelegibilidade não é pena e nem significa perda de direito político. Versiani enfatizou que a lei alcança os processos em tramitação, os já julgados ou aqueles aos quais ainda cabe recurso. O relator foi acompanhado por cinco dos sete ministros. Apenas Marco Aurélio Mello ficou contra.

Segundo Versiani, as causas de inelegibilidade devem ser verificadas no momento do registro da candidatura. Se, naquela data, o candidato tiver condenações por órgão colegiado, estará impedido de se candidatar. Ou seja, o registro poderá ser negado. Para Versiani, não há por que se alegar que a lei estará retroagindo para prejudicar o direito do candidato. "Não se trata de retroagir. A causa de inelegibilidade incide sobre a situação do candidato no momento do registro (até 5 de julho). Não se trata de perda de direito político, de punição. Inelegibilidade não constitui pena. A condenação é que por si só acarreta a inelegibilidade".

O presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, levou ponderações de professores sobre o tempo verbal - a modificação feita ao texto na votação no Senado que mudou o tempo verbal de "os que tenham sido" para "os que forem" condenados. Para Lewandowski, ainda que haja mais de um interpretação, é preciso levar em conta o espírito da lei: "A locução "os que forem" não exclui os já condenados. Não se trata de hipótese de retroatividade, mas de considerar, na ocasião do registro, as condições de inelegibilidade.

O ministro Marco Aurélio afirmou que o TSE não poderia ter respondido à consulta porque as convenções partidárias já estão ocorrendo. E afirmou que a lei só deveria valer para as próximas eleições, alertando que a retroatividade levará à insegurança jurídica: "Temo que a antecipação de crivo pelo TSE acabe por encomendar uma missa de sétimo dia a essa lei".

Fonte: DN
Leia Mais...
0

Senado aprova mudanças nos planos de carreira de 32 mil servidores federais

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (17), o projeto de reestruturação de carreiras de 32 mil servidores públicos federais
O texto prevê mudanças nos cálculos de gratificações e benefícios. O impacto nas contas públicas será de R$ 401,9 milhões em 2010, R$ 773,7 milhões em 2011 e R$ 791,8 milhões em 2012.De acordo com a assessoria da relatora do projeto, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a despesa já está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010. Serão beneficiados, principalmente, os servidores das Forças Armadas, dos Ministérios da Defesa e da Agricultura e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Fonte: Jangadeiro Online
Leia Mais...
0

Arena em São Paulo é arma política para PT e PSDB

Polêmica do estádio já serve para PT e PSDB na corrida presidencial
Dilma e
 Serra são candidatos à presidência da república
Dilma e Serra são candidatos à presidência da república
Alessandro da Mata
Alessandro da Mata RIO DE JANEIRO
Entre em contato

A definição de uma arena para São Paulo na Copa do Mundo de 2014 vai além das divergências envolvendo CBF, FPF, São Paulo e Corinthians. Passa pela guerra política nas campanhas para presidente e governador do Estado.
De um lado está a popularidade de Lula e a imagem do PT como o que mais fez pelo esporte no governo federal – trouxe a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ao país. Ponto para os candidatos à presidência Dilma Roussef e ao governo do Estado, Aloizio Mercadante.
Ex-ministro de Lula, José Dirceu participa das tratativas pelo estádio do Timão em Guarulhos (na divisa com a Penha), onde o prefeito é justamente do PT. Ele ataca:
– A incompetência demo-tucana é vista no imbróglio do Morumbi. A postura dos administradores públicos, já prejudicial à população, compromete o futuro de São Paulo.
Do outro lado estão os candidatos à presidência José Serra e ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin pelo PSDB, com apoio do prefeito Gilberto Kassab, do DEM.
Ex-ministro do Turismo no governo FHC, membro da campanha de Serra e do comitê paulista para a Copa, Caio Carvalho destaca a conquista do PSDB do Pan-Americano. Mas evita o embate:
– A discussão é de responsabilidade com o dinheiro público, não vamos entrar no campo político.
Contudo, PSDB e DEM também veem no estádio em Pirituba, Guarulhos (em Cumbica) ou o Pacaembu a chance de ganhar os esportistas.
Benefícios para o PSDB:
Para o candidato José Serra, há um desgaste por conta da condução do projeto do Morumbi para a Copa-2014. Reverter essa imagem com um estádio em Pirituba ou Guarulhos, nos arredores de Cumbica (em terreno da Dersa), além da Arena Palestra Itália ou o Pacaembu, é algo estudado pelo partido.
A tentativa de aproveitar o clima esportivo já começou, com Serra acompanhando Brasil 2x1 Coreia do Norte ao lado da vereadora do PSDB e presidente do Flamengo, Patrícia Amorim.
Como secretário de desenvolvimento do Estado até o início do ano, Geraldo Alckmin conduziu processos com a Dersa, como exemplo as melhorias na Marginal Tietê. Atrelar-se a um estádio para a Copa, como em Guarulhos (Cumbica), tende a lhe ser vantajoso.
Benefícios para o PT:
Para o PT, a participação em um estádio para a Copa-2014 pode alavancar a candidatura à presidência de Dilma Roussef em São Paulo, justamente no reduto eleitoral do concorrente José Serra. Isso se daria com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e o estádio do Banif.
De quebra, o estádio ajudaria também Aloizio Mercadante, concorrente ao Governo de Estado. Seu principal oponente é Geraldo Alckmin, outro com boa aceitação em São Paulo.
Embora não veja o projeto como o mais interessante e rentável para o Corinthians, pois Banif e Bradesco teriam direitos de propriedades como naming rights e outras, Andrés Sanchez, filiado ao PT, não quer perder a chance de construção de uma arena no ano do centenário do clube paulista e de sua projeção política.
Leia Mais...
0

Presidente Lula sanciona aumento de 7,7% para aposentados

quarta-feira, 16 de junho de 2010.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, depois de cerca de quatro horas de reunião com a equipe econômica do governo, além do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. A queda do fator previdenciário foi vetada.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste. Ele voltou a afirmar que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares
“Além dos cortes que já fizemos [no Orçamento], de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento”.
O deputado Vacarezza disse que deixou claro para o presidente que não passaria na Câmara ou no Senado qualquer percentual que fosse inferior aos 7,7%

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais...
0

PSDB é multado por site contra Dilma


A página, que está no ar há cerca de um ano, traz críticas ao presidente Lula e a candidata do PT
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves aceitou ontem pedido para multar o PSDB por propaganda negativa contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

No começo do mês, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação contra o partido por causa do site gentequemente.org.br. A página, que está no ar há cerca de um ano, traz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata Dilma Rousseff. O PSDB pode recorrer ao plenário do TSE.

Segundo o Ministério Público, o partido tem permitido que internautas façam comentários "cujo conteúdo demonstra a existência de notória propaganda eleitoral antecipada negativa em desfavor de Dilma Rousseff e positiva em favor de José Serra".

A representação foi apenas contra comentários de terceiros. No site o administrador afirma que os comentários são moderados. "Nossos comentários são aprovados por um moderador para garantir que o conteúdo publicado seja relevante para os demais leitores, de acordo com o objetivo do blog".

No dia 18 de maio, o ministro do TSE Joelson Costa Dias havia julgado improcedente a representação do PT contra o PSDB pelo mesmo site.

A decisão monocrática seguiu parecer do procuradoria que opinou pela improcedência. Segundo o ministro, "se o governante pode divulgar publicidade institucional e referir-se às realizações de sua administração antes do período oficial da propaganda eleitoral, sem que isso configure propaganda antecipada, é razoável que também se assegure àqueles que se apresentam como seus adversários políticos o direito de criticar referida ação administrativa, ainda que tal crítica seja desabonadora de sua conduta".

Os tucanos admitem que a página é do partido e argumentam que ela foi pensada como instrumento de ação partidária da oposição contra as mentiras do governo e da petista.

Multa
O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou nesta terça-feira também o PSDB em R$ 10 mil por ter feito propaganda eleitoral antecipada.

O advogado José Eduardo Alckmin, que defende o partido e o candidato tucano à Presidência da República, José Serra, informou que vai recorrer da decisão ao plenário do tribunal.

Henrique Neves decidiu punir o PSDB porque entendeu que o site "Gente que mente" teria veiculado propaganda eleitoral antecipada por meio de manifestações de internautas favoráveis à candidatura de José Serra ao Palácio do Planalto.

Alckmin deverá usar basicamente dois argumentos para recorrer da decisão de Henrique Neves: as manifestações dos internautas não podem ser qualificadas como propaganda antecipada; e não ficou provado que as manifestações dos internautas ainda estavam no site. "As manifestações foram retiradas do site", assegura Alckmin.

O TSE informou também que recebeu representação do PT contra o PPS e o candidato José Serra por suposta propaganda eleitoral antecipada e divulgação de imagem pessoal. De acordo com a representação, o PPS teria utilizado o programa partidário na modalidade de bloco, em cadeia nacional para transgredir a Lei Eleitoral.
Fonte: DN
Leia Mais...
0

Lula chama de equívoco decisão da ONU de impor sanções ao Irã

quinta-feira, 10 de junho de 2010.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira a decisão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas de impor uma nova rodada de sanções ao Irã. Lula aproveitou para cobrar uma mudança na composição do conselho e disse que a medida foi "um equívoco".
"Lamentavelmente desta vez quem queria negociar era o Irã e quem não queria negociar eram aqueles que acham que a força resolve tudo. Acho que foi um equívoco a tomada de decisão", disse Lula em discurso em Natal.
Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma quarta rodada de sanções contra o Irã por conta de seu programa nuclear, que o Ocidente suspeita ter objetivo de desenvolver armas atômicas.
Foram 12 votos a favor da resolução. O Líbano se absteve, enquanto Turquia e Brasil votaram contra --os dois países negociaram um acordo em maio com o Irã que pretendia evitar as sanções.
"Acho que o Conselho de Segurança jogou fora uma oportunidade histórica de negociar tranquilamente o programa nuclear iraniano", completou.
"É um episódio que enfraquece o Conselho de Segurança. Nós estamos tentando reformá-lo há mais de 17 anos", afirmou Lula, para quem as sanções significam uma "vitória de pirro".
Leia Mais...
0

Tasso critica Luizziane

quarta-feira, 9 de junho de 2010.

Na noite desta segunda, 7, o Senador Tasso Jereissati falou sobre o PSDB no Ceará, criticou a administração de Luizianne Lins e disse que diante do abandono, chega a sentir saudades do ex-prefeito Juraci Neves
Durante a palestra realizada para o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Ceará (Sindipostos), na noite desta segunda, 7, o Senador Tasso Jereissati falou sobre o futuro do PSDB no Ceará e manifestou coerentes críticas à prefeita Luizianne Lins, que, como todos nós sabemos: não administra e, sendo mais preciso, disse ainda que sempre foi adversário de Juraci Magalhães, porém, sente muitas saudades dele, pois segundo Tasso, “o que seria de Fortaleza sem as ruas e avenidas feitas por Juraci.”
O senador argumentou o seu ponto de vista sobre a gestão de Luizianne: “Não existe planejamento. A única coisa que eu vejo é política. Só se pensa em fazer política.
Por suas considerações, o Senador foi bastante aplaudido pelo público presente no evento.

Fonte: Blog do Oman Carneiro
Leia Mais...
0

Entrevista com os presidenciáveis


Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB), a partir da próxima semana, em entrevista no Programa Roda Viva
Nas próximas semanas, os principais pré-candidatos à Presidência da República estarão sendo entrevistados pelo Programa Roda Viva, da TV Cultura, veiculado pela TV O Povo.
A pré-candidata Marina Silva (PV) será sabatinada na próxima segunda-feira, 14/06. Já no dia 21, quem estará no palco será o pré-candidato do PSDB, José Serra. A vez de Dilma Rousseff, do PT será no dia 28 de junho.  
Esta será uma indispensável oportunidade para que o eleitor conheça melhor o perfil dos presidenciáveis, passando, igualmente, a formular opinões e críticas acerca das propostas e assuntos que serão levantados durante a entrevista.
Fonte: Blog do Oman Carneiro
Leia Mais...
0

Internet é decisiva na campanha eleitoral

sexta-feira, 4 de junho de 2010.
Estimular os apoiadores da campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) a produzir conteúdos programáticos e até mesmo influir nos rumos da campanha eleitoral. Foi atrás dessa meta que ontem o responsável pela produção de material voltado às redes sociais pela campanha petista, Marcelo Branco, esteve em Fortaleza para reforçar, junto a militância do partido, a importância do uso da Internet nas eleições deste ano.
“Nós queremos transformar todo apoiador e todo militante num repórter multimídia”, destacou Branco, após debate com petistas e apoiadores de Dilma sobre o assunto, na chamada Caravana Digital, que tem percorrido o Brasil.
Para ele, pela primeira vez a Internet pode ser decisiva para uma eleição no Brasil, especialmente pelo afrouxamento das regras eleitorais destinadas ao meio. “É óbvio que a Internet vai introduzir no debate político do Brasil milhões de pessoas que não participariam do debate político (fora dela). Seriam apenas seres passivos do processo político”, afirmou.

Da Redação: Jair Freitas
Leia Mais...
0

O que pensa Marina Silva


Confira a súmula da entrevista de Marina Silva aos jornalistas através da web
Em entrevista a internautas, a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou o inchaço da máquina pública, argumentando que é preciso enxugar a máquina e conter a corrupção.
“Por que a gente não pensa em conter o drenamento da corrupção, para enxugar a máquina? A máquina é inchada, sim. O Estado brasileiro precisa ser aperfeiçoado, principalmente no seu inchamento, no seu aparelhamento.”
Atentando para que haja a cobrança do controle de gastos públicos, a senadora destacou: “O bom senso diz que devemos ter claro que ninguém quer inflação. Controle é fundamental. A crítica é que isso não se contém só com alta de juros, sim com controle de gastos.”
Marina afirmou também que a autonomia do BC é boa, mas não precisa ser institucionalizada. Sobre os royalties do pré-sal, Marina disse que é preciso redistribuir as riquezas, mas que a discussão deve ficar para após as eleições.
Respondendo a pergunta do empresário Eike Batista, que questionou se ela seria a favor de uma matriz energética baseada na exportação do petróleo e no consumo interno de etanol, Marina disse que é preciso se preocupar com o mundo todo e acrescentou: “Será que é possível criar uma bolha verde para o Brasil e proteger o país de uma bolha de CO lá de fora? Não sou cientista, mas é a primeira vez que vejo um conceito tão esdrúxulo de verde. As emissões afetam o mundo inteiro, aonde quer que elas aconteçam, e mesmo que pudéssemos nos proteger, estaria muito preocupada com as outras pessoas do planeta. Sobre política externa, acrescentou que há uma “área cinzenta” nesta questão no governo Lula.
Para Marina, “em certos momentos, houve relativização desses princípios (de direitos humanos). O Brasil passou a ter um olhar para outras regiões e que não é por interesse comercial, mas uma relação fraterna com outros povos, principalmente a África. Isso é bom. Mas no governo Lula criou uma zona cinzenta.”
A senadora concluiu a entrevista, afirmando que não há partidos perfeitos e que se sente confortável no PV. Disse que não vai à Parada Gay e que não tem opinião formada sobre a adoção de crianças por casais gays.”
Fonte: Blog do Oman Carneiro
Leia Mais...
0

Aécio Neves afirma que “Tasso é o melhor vice” para Serra

quarta-feira, 2 de junho de 2010.

Tasso (Jereissati) é hoje o melhor vice para o Serra, é o nome mais sólido, não só por ser do Ceará, no Nordeste, uma região onde o PT tem fortes aliados, mas por falar o que pensa sem rodeios
É uma questão de personalidade. Nós precisamos, no PSDB, de um vice que tenha, como o Tasso, grande capacidade de comunicação. Ele complementa o Serra, os dois são muito diferentes. Como o Serra não vai partir para o confronto direto com o Lula, mesmo que aumente o tom das críticas agora, eu gosto pessoalmente dessa alternativa do Tasso, que fala muito, parte para o embate e é ouvido pela imprensa.”
A afirmação é do ex-governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, feita em entrevista concedida à revista Época. O mineiro foi cortejado por correligionários e aliados para ocupar o posto de vice na chapa de José Serra, mas tem dito que pode ajudar mais como candidato ao Senado Federal.
Aécio também sugeriu nomes de outros partidos, como o do ex-presidente Itamar Franco, e revelou que nunca esteve convencido de que sua participação na chapa presidencial “mudaria o panorama”.    
Para ler a entrevista completa, clique aqui.
Fonte: Jangadeiro Online
Leia Mais...
0

Eleição 2010. Paulo Oliveira é candidato

terça-feira, 1 de junho de 2010.
Paulo Oliveira está num pé e noutro para abraçar um novo projeto em sua vida. O de político. Ele acaba de confidenciar no microfone da Verdes Mares, ser potencial candidato a deputado federal no próximo pleito.

Na conversa diária que tem com o excelente Tom Barros, o comunicador contou do convite que lhe feito pelo partido PSDB [ leia-se, senador Tasso ] para trocar o microfone por uma cadeira na Camara Federal.

Disse ter conversado com a esposa Joana para saber a avaliação dela sobre o convite, ao mesmo tempo em que fez uma estimativa do que será a vida longe do microfone. "Como é que vou viver sem isso; sem a minha agência - já que o rádio é muito traiçoeiro. Veja o caso do Carlos Augusto, licenciado por problemas de saude, mas que ninguém mais fala nele", avaliou.

O comunicador de 59 anos, escolhido recentemente pela revista Fale! como uma das 30 personalidades mais influentes do Ceará, deixou entrever na conversa, seu receio quanto a aceitar o convite.

"Tenho medo de me perder lá dentro", contou citando casos de figuras importantes que, eleitas, não se ajustaram com o dia-a-dia do legislativo brasiliense. E citou nomes como os de Ciro Gomes, Edson Queiroz Filho e o do costureiro Clodovil.
Leia Mais...
0

Sérgio Novais melhora e recebe visita da prefeita

“Ele está bem. Melhor do que ontem. Está lúcido, consciente, conversando e dando sorriso o tempo todo“, informou uma funcionária da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Monte Klinikum, sobre o estado de saúde do presidente do PSB de Fortaleza e pré-candidato a deputado federal, Sérgio Novais, de 54 anos. Após sentir-se mal durante encontro regional do PSB na região do Cariri, no último sábado – pico de pressão, Sérgio foi levado às pressas para o hospital Casa de Saúde São Miguel, no Crato (a 542 km de Fortaleza).
No município, o dirigente recebeu os primeiros atendimentos, sendo transferido em seguida para o hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde permanece em observação na UTI.
Luizianne
Quem esteve no hospital para visitar Sérgio Novais, na manhã de ontem, foi a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Sem dar maiores detalhes, a assessoria de Luizianne informou que, do hospital, a prefeita teria seguido direto para Brasília, onde participaria de um evento oficial.
Leia Mais...
0

Candidatos ao Governo terão que apresentar plano administrativo ao TRE

“Os candidatos ao Governo do Estado este ano terão de apresentar um plano de propostas de governo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão, que vale também para os candidatos à Presidência da República, foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A apresentação desse documento não era obrigatória até as eleições de 2006, o que limitava o conhecimento das propostas por parte do eleitorado às aparições públicas dos candidatos e à propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.
Na prática, de agora em diante, ficará mais difícil os concorrentes a cargos públicos apresentarem, apenas verbalmente, e em material de propaganda, o que dizem pretender realizar, na hipótese de serem eleitos.
Propaganda enganosa
Para o advogado e especialista em direito eleitoral, Djalma Pinto, essa exigência é a primeira reação da legislação eleitoral contra o que ele define como propaganda enganosa dos políticos.
“Não existe previsão de sanção para quem não cumprir as promessas entregues, mas a exigência é um avanço, pois o eleitor terá uma base para questionamento posterior“, avalia.
Para o advogado, a iniciativa pode gerar uma futura legislação mais rigorosa em relação à propaganda eleitoral, que possa trazer punições para quem descumprir propostas, por exemplo.
Ficha limpa
Além do plano de propostas, os partidos que forem registrar candidaturas para as eleições deste ano terão que trazer os documentos como foto e “ficha limpa” (certidão negativa criminal) digitalizados, que ficarão disponíveis para consulta no site do TSE.
O prazo final de entrega da documentação para registro de candidatura é 5 de julho. Depois dessa data, as informações poderão ser acessadas on line pelo público no endereço tse.gov.br.
Para cadastro, os candidatos terão de baixar o programa Candex, desenvolvido pelo Tribunal para registrar candidaturas.
Lúcio Wanderley, secretário judiciário do TRE, diz que espera receber em torno de 900 registros até o final do prazo, e pede que os partidos não deixem para apresentar a documentação de última hora.
O secretário conduzirá hoje uma reunião com os dirigentes dos partidos políticos no Ceará para apresentar as novidades para registro de candidaturas, como a digitalização obrigatória dos documentos necessários.”
(O POVO)
Leia Mais...
0

Cid Gomes vai à Copa da África do Sul


O governador Cid Gomes (PSB) retorna dos EUA na próxima quinta-feira, onde participa de seminário promovido pelo Banco Mundial com gestores beneficiados com projetos financiados pela Instituição. Mas ele permanecerá pouco tempo por aqui, pois deverá emplacar nova viagem para o Exterior.
Cid Gomes (PSB) é um dos convidados da festa de abertura da Copa da África do Sul, que ocorrerá dia 11 próximo, em joanesburgo. Bom lembrar que ele é o governador do Ceará, um Estado que terá sua Capirtal, Fortaledza, sendo subsede do certame da Fifa de 2014.
Leia Mais...
0

Pleno do TRE confirma cassação de prefeito e vice de Bela Cruz

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, nessa noite de segunda-feira, a cassação do prefeito e vice-prefeitoss de Bela Cruz, Pedro Dutra (PSDB) e José Jacaúian Sousa, respectivamente. O prefeito já havia sido cassado no dia 12 de abril último, sob acusação de compra de votos. A ação contra o prefeito e vice foi interposta pelo pelo candidato derrotado pelo PMDB, Daniel Adriano Pinto,
A defesa de Pedro Dutra entrou com embargos de declaração para tentar modificar a decisão, mas o Pleno acabou confirmando o afastamento. A decisão terá validade quando da publicação dos acórdãos, o que deve ocorrer até a próxima semana.
Com a cassação do prefeito Pedro Dutra a expectativa é de que deverá haver nova eleição em Bela Cruz.
Leia Mais...
0

Ciro Gomes consegue R$ 6,6 milhões em verbas para o Ceará

“Uma emenda do deputado federal Ciro Gomes (PSB) obteve, até 21 de maio, a liberação de R$ 6,6 milhões em recursos
O valor é o mais alto pago individualmente a um congressista no ano.
O valor total da emenda (a única proposta por Ciro em 2009) é de R$ 10 milhões. Uma parte (R$ 3,3 milhões) foi paga em 2009 em duas parcelas iguais, de quase R$ 1,7 milhão cada uma. A outra, paga em 21 de maio, foi creditada no Orçamento deste ano como restos a pagar.
Os R$ 10 milhões da emenda de Ciro foram liberados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo ministro, Sérgio Rezende, é do PSB.
O recurso foi destinado à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, controlada pelo governo do Ceará, e será utilizado para o “sistema de radares para monitoramento da precipitação no Estado do Ceará”.
Ciro recebeu neste ano, com os restos a pagar, mais que todos os congressistas do PP (R$ 5,1 milhões) e todos os eleitos pela Bahia (R$ 3,8 milhões). No ranking individual, o segundo na lista é o deputado federal petista Fernando Melo (AC), com R$ 3,9 milhões pagos neste ano. Nos últimos dois anos, Ciro só apresentou duas emendas, ambas para o Ceará, Estado que o elegeu deputado.
A cada ano, congressistas podem propor até 25 emendas. Neste ano, o teto das emendas subiu de R$ 10 milhões para R$ 12,5 milhões, e Ciro fez uma proposta no valor limite para a estruturação do Hospital Regional do Norte (Sobral), do Ceará.
 
Fonte: Sobral de Prima
Leia Mais...