O BANNER DA SUA EMPRESA AQUI

Rua CRISANTO ARRUDA, 935 QUADRA 1 Passaré, Fortaleza, CE - CEP 6086176 Telefone: (85) 32893807.

Vereador acusa omissão da CM

quarta-feira, 28 de abril de 2010.
Segundo Vitor Valim, as questões de Fortaleza são debatidas na Assembleia por falta de discussão na Câmara!
Clique para Ampliar
Vereadores de Fortaleza estão se sentido incomodados com a ampla discussão que a Assembleia Legislativa tem levantado, nos últimos dias, sobre os problemas da Capital cearense. O trânsito e, principalmente, a saúde têm sido debatido diariamente naquela Casa legislativa estadual e os deputados tucanos querem, inclusive, o direito de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar problemas na saúde da Região Metropolitana de Fortaleza, com o foco na administração da prefeita Luizianne Lins (PT).

Na Assembleia Legislativa, são os tucanos que mais condenam os problemas de Fortaleza e sobem constantemente à tribuna para reclamar e cobrar providências da administração municipal. Isso tem irritado os vereadores que querem ter o direito exclusivo de tratar de assuntos que dizem respeito à administração da Capital.

Para o vereador Vitor Valim (PHS), a culpa da atual postura dos deputados é dos próprios vereadores que não estão discutindo, com competência, os problemas de Fortaleza. Por causa do assunto, ele ainda criticou a demora das comissões permanentes para emitirem parecer sobre projetos dos parlamentares relacionados às questões da cidade e citou a comissão provisória do Beco da Poeira, que parou de acompanhar aquela questão ligada a problemas de urbanismo e social.

Dormindo
Valim disse ainda que essa demora emperra algumas atitudes e por isso a Assembleia Legislativa acaba tendo mais espaço para tratar de temas que deveriam ser destaque na Câmara Municipal, por dizer respeito aos interesses da população. "Eu não entendo como um vereador fica dormindo com um projeto embaixo do travesseiro e não dá o parecer necessário", reclamou.

Espaços

O debate levantado por Valim foi destaque no plenário, ontem, chamando para a discussão, inclusive, o vice-presidente José do Carmo (PSL), que presidia no momento os trabalhos na Casa. "Eu acho que nós temos que ocupar os nossos espaços, senão quem vai fazer isso são os deputados estaduais", aconselhou o parlamentar.

Mesmo na presidência dos trabalhos, José do Carmo passou vários minutos discutindo a questão. "Nós temos que nos preocupar porque o povo de Fortaleza está assistindo e acompanhando o nosso trabalho", destacou o vice-presidente da Câmara Municipal, respaldando a manifestação de Vitor Valim.

Embora seja componente da Mesa Diretora do Legislativo municipal, o parlamentar também chegou a fazer críticas às comissões provisórias criadas na Câmara. Ele afirmou que são poucos os retornos que aqueles colegiados têm dado sobre os assuntos dos quais deveriam estar tratando.

José do Carmo pediu que os colegas possam se empenhar nas atividades desses grupos que têm função específica e de fundamental importância para o processo legislativo, o que segundo ele, também colabora com a gestão de Luizianne Lins. "Não adianta mais formar essas comissões aqui", reclamou o vice-presidente da Câmara, questionando onde estariam os resultados dos grupos formados para avaliar as creches municipais e os conselhos tutelares.

O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), não estava no plenário quando o assunto foi levantado ontem, mas durante entrevista à imprensa, ele afirmou que a maioria das comissões especiais tem feito seu papel. "Temos várias comissões que estão funcionando a todo vapor. Talvez uma ou outra esteja mais lenta por falta de quórum ou porque o tema saiu um pouco do debate", disse.

Comentários:

Postar um comentário