O BANNER DA SUA EMPRESA AQUI

Rua CRISANTO ARRUDA, 935 QUADRA 1 Passaré, Fortaleza, CE - CEP 6086176 Telefone: (85) 32893807.

Itaitinga - CE - `Alemão´ e mais 9 presos transferidos

sexta-feira, 4 de março de 2011.

Dez presos que estavam recolhidos na Casa de Privação Provisória da Liberdade Luciano Andrade de Lima (CCPL I), em Itaitinga, foram transferidos, na madrugada de ontem, para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, numa operação sigilosa. Entre eles, está o assaltante de bancos Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, bandido cearense que comandou o furto de R$ 164,8 milhões da sede local do Banco Central (BC), em 9 agosto de 2005.

A operação foi coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e contou com o apoio do Batalhão de Choque da PM na escolta dos presos, todos considerados de alta periculosidade. O transporte dos dez homens foi realizado num avião da Polícia Federal, às 6h30, e o embarque aconteceu no hangar da Polícia Militar na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Levados

Além de ´Alemão´, também foram transferidos os seguintes presos, Antônio Carlito Avelino, o ´Boi´ - preso condenado a mais de 50 anos de reclusão pela prática de diversos crimes e apontado como o ´cabeça´ de um plano de fuga que visava dinamitar a muralha do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em abril do ano passado; Carlos Odeon Bandeira, tido como chefe do tráfico de drogas em seis bairros de Fortaleza e de mais quatro cidades do Interior.

Também foram transferidos Daniel Belmiro José Rodrigues, o ´Baiano´, acusado de sequestro em Fortaleza; Francisco Adailton de Souza Silva; Francisco das Chagas Galeno Pereira; Francisco Talvane Teixeira, acusado de participação em assaltos e sequestros; Leonardo de Souza dos Santos, acusado de envolvimento na morte dos seis turistas portugueses na Praia do Futuro; Marcelo Santos Sarruf, preso pela PF por tráfico de drogas e, ainda, o detento Rodrigo Luchette.

Conforme nota enviada à Imprensa pela Sejus, "considerando o perfil histórico dos detentos, a remoção teve o objetivo preventivo de retrair a possibilidade de resgates, fugas ou eventos críticos de outra natureza que comprometessem a segurança do Estado do Ceará". O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período, caso o Estado do Ceará tenha interesse.

Durante o período de 10 de fevereiro a 3 de março, estes detentos permaneceram isolados na CCPL I, sob forte vigilância, com auxílio de policiais do Batalhão de Choque. A Sejus informou, ainda, que "as famílias estão sendo notificadas pelo serviço social que atua no sistema penitenciário, bem como todas as providências legais estão sendo observadas".

Prevista

Há quase um mês, a informação de que ´Alemão´ seria transferido de Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários:

Postar um comentário