O BANNER DA SUA EMPRESA AQUI

Rua CRISANTO ARRUDA, 935 QUADRA 1 Passaré, Fortaleza, CE - CEP 6086176 Telefone: (85) 32893807.

Em busca de um presidente

quarta-feira, 12 de maio de 2010.
Do Correio Braziliense: Há um mês sem presidente, desde a saída de Eliana Pedrosa (DEM), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan da Câmara Legislativa tentará hoje, mais uma vez, eleger um nome para o cargo. O último acordo para colocar um integrante da comissão na vaga teria perdido validade depois do depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa à Comissão de Ética. Ele citou o deputado Batista das Cooperativas (PRP) — que até então era cotado para ocupar a Presidência — como um dos recebedores de propina para votar a favor de projetos de interesse do Executivo.
O distrital tem interesse em ocupar o cargo para ter mais força de negociação com o governador Rogério Rosso (PMDB), que presidiu a Codeplan até poucos dias depois da divulgação das denúncias da Operação Caixa de Pandora, em novembro de 2009. Batista decidiu de última hora votar no peemedebista na eleição indireta para governador do DF, mas teria ficado contrariado por ter sido preterido em indicações feitas pelo Executivo. Mesmo após as acusações de Durval, o deputado mantém a candidatura à Presidência da CPI.
Se o nome de Batista não vingar, a tarefa de definir o novo presidente será na base da eliminação. Paulo Tadeu (PT) está impedido porque já é o relator e Raimundo Ribeiro (PSDB) declarou que não quer a função. Sobram os governistas Aguinaldo de Jesus (PRB) e Cristiano Araújo (PTB). O petebista foi indicado para integrar a comissão pelo presidente da Câmara, Wilson Lima (PR), mas até ontem à noite ainda não tinha decidido se iria se juntar aos colegas. O deputado chegou a dizer que não assumiria, mas preferiu aguardar a bênção de Rogério Rosso para entrar na comissão. “Se ele não aceitar, faço outra indicação”, afirmou o presidente da Casa.
Enquanto a CPI tenta sobreviver, técnicos continuam a analisar as informações obtidas nos documentos recebidos da Codeplan e no cadastro dos gastos do GDF. Eles finalizam hoje os questionários que serão enviados para 41 pessoas, entre elas os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz (PSC), deputados distritais e secretários de Estado.

Comentários:

Postar um comentário